The Forgotten
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Sistema de Dados

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Mensagem por Dragon Seg Out 06, 2014 5:19 pm

Lançando Dados



informações básicas


Como um bom jogo de RPG, o fórum não é diferente, e existem coisas que não devem ser decididas pelo narrador ou pelo administrador de uma situação. As vezes, a melhor solução para se resolver algo é a sorte, e nada melhor para decidir ela do que os Dados. Diversas variáveis são calculadas através de números tirados nos dados, e isso será uma parte vital do funcionamento do Forgotten.

Desde saber quanto de dano sua arma terá ao ser encontrada, até dano a mais a ser dado durante um ataque, os dados definem muito do funcionamento do combate, e não só isso, também sobre acontecimentos. É possível que o narrador exija o lançamento de um dado para que ele decida se vai te jogar na armadilha mortal da Dungeon que você explora ou não.


onde lançar


Existe no fórum, logo abaixo das áreas jogáveis, uma categoria exclusiva que é usada para o lançamento de dados. Em Teste de Dados, é permitido que os players criem tópicos e lancem dados a sua inteira vontade, sem precisar de qualquer motivo para isso, apenas para testar, ou decidir coisas pessoais que não vem ao caso. É, assim como a área off, um local onde é permitido total e livre uso por parte dos jogadores.

Ao contrário disso, na área Dados Oficiais, será permitido apenas que narradores e administradores abram tópicos. Para cada missão ou luta narrada deve ser aberto um tópico, e todos os jogadores daquela missão ou luta que precisarem lançar um dado, devem lançar naquele tópico. Importante dizer que, é PROIBIDO editar um post de lançamento de dados. Qualquer tópico de lançamento de dados que for editado terá seu resultado anulado, ou seja, será como tirar 0 no dado, e acredite ou não, isso pode trazer consequências terríveis.


os dados


Os dados possuem um funcionamento simples. Dados usados para definir ações, ou seja, se algo vai acontecer ou não (geralmente indicamos o d10 para esses casos) possuem quatro resultados possíveis: o erro crítico, que é como tirar 0 ou 1, como resultado você sofrerá consequências negativas diante da ação; o erro, onde algo da errado, mas não completamente, em geral um reusltado entre 1 e 3; o acerto, onde sua ação tende a funcionar, resultados entre 3 e 9 normalmente; e o acerto crítico, onde tudo dá tão certo que existem consequências positivíssimas, como tropeçar em algo extremamente valioso ou sem querer matar todos os inimigos que estavam te aguardando atrás de uma porta, precisando tirar um 10 nesses casos.

E todos os outros dados não costumam fugir muito disso. Os d20, quando usados para calcular uma variável de dano, não possuem erros ou acertos, apenas o acerto crítico, que significa um dano crítico. Os d15, usados geralmente apenas para definir a quantidade de dano ou resistência de uma arma ou equipamento, não possuem nenhuma variável de acerto, valendo apenas o número que for tirado no dado.
Dragon
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