Conduta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conduta

Mensagem por King em Qua Nov 12, 2014 3:48 am

Condutas




Condutas nada mais são do que direções base para cada personagem. Ao contrário do que pode parecer, a Conduta não tem intenção alguma de "limitar" as ações e reações de cada personagem do jogo, apenas as definir de alguma forma. A Conduta irá sim, de uma forma ou de outra, ditar algumas atitudes do personagem, porém, é possível que existam casos em que as atitudes do personagem influenciem em sua conduta, e nesses casos, é totalmente normal que ocorra uma mudança nessa Conduta, assim como com os anos mudamos de opinião, é aceitável mudar a conduta diante de evoluções de um personagem, principalmente no âmbito psicológico.

Existem no Forgotten três Condutas que devem ser levadas em conta, e é entre elas que cada personagem irá optar na hora da criação de sua ficha. Antes de começarmos a explicar as Condutas, temos de fazer algumas ressalvas. É muito fácil se deixar levar pelas aparências, e com isso eu me refiro diretamente aos nomes usados para as Condutas, não decide apenas pelo que ela parece ser, pois cada Conduta é capaz de abranger as mesmas tendências dentro dela, mesmo que completamente opostas. As três Condutas do Forgotten são: Ordem, Neutro e Caos.

Outro detalhe a ser especificado, e isso deve ser levado em conta, é que ninguém é "bom" ou "mau". Isso são conceitos totalmente abstratos, mas que serão assim mesmo usados nos textos abaixo. Maldade é só um ponto de vista, para um vegetariano, é maldoso comer carne de animais que foram mortos com objetivo de alimentar alguém, sabendo que se poderia comer algo sem precisar sacrificar outra vida, mas para os não-vegetarianos, sacrificar um animal para se alimentar é normal e compreensível. Não estou defendendo ninguém, estou levantando pontos de vista opostos, eu mesmo não sou vegetariano, mas compreendo o lado deles (mas não largo meu bife ò-ó). Portanto, bem e mal varia junto com ponto de vista, são apenas formas diferentes de ver uma mesma coisa. Ou você acha que Hitler acordava dizendo que ia matar uns Judeus por maldade? Provavelmente ele achava estar fazendo o bem para seu povo, mas do nosso ponto de vista, ou pelo menos da maioria, por seus códigos morais, seus atos eram malignos, e por isso, criamos a ideia de que ele era alguém ruim. Enfim, vamos as explicações.


Ordem


Personagens Ordeiros tendem a seguir códigos de moral fortíssimos, sejam estes impostos pela sociedade ou criados por eles mesmos. Sempre rígidos à leis em que depositam fé, não importando se a lei foi ditada por um membro da Coroa, por por seu amigo da esquina. Claro que não são todas as leis que seguem, apenas as que sua personalidade e consciência considera que devem ser levadas em conta. Existem, porém, diversos tipos de Ordeiros, desde os de índole impecável, até os mais duvidáveis. Uma ótima forma de especificar Personagens Ordeiros completamente opostos, mas ainda assim ambos Ordeiros, é usar um personagem da vida real e outro fictício dos quadrinhos, ambos nada tem a ver com nosso mundo, mas explicam bem isso.

Um deles é o Superman, do universo da DC. Um personagem bom e leal aos seus códigos morais, capaz de desafiar os poderes e governos que se atravessarem diante de suas crenças, mas sempre em prol do povo, buscando o bem de alguém de alguma forma. O outro é Hitler, nosso querido e lunático Alemão, que seguia as regras que ele mesmo criou com uma rigidez impecável. O Superman busca o bem da humanidade, então ele é Ordeiro, mas se Hitler exterminava as etnias que considerava impuras, como ele pode ser Ordeiro? A resposta é simples, ele seguia a Ordem. Mesmo que suas ideias fossem, para nós, distorcidas e sem explicação, existia ali alguma ordem, ele não matava de forma aleatória, tudo tinha uma ordem, um sentido quase matemático.

Personagens Ordeiros não são necessariamente bons, eles apenas seguem leis e regras criadas pela sociedade ou por eles mesmos. Hitler, assim como o Superman, é um ótimo exemplo de um personagem Ordeiro, assim como o Zorro, por incrível que pareça. Um personagem que é perseguido a todo tempo pelo que seriam as forças da lei, mas que segue fielmente aquilo que acredita, seus próprios códigos morais. Uma das poucas coisas em comum entre Personagens Ordeiros é a falta de flexibilidade para tratar assuntos. Nunca você vai ver o Superman recorrendo a escolhas como explodir um planeta inteiro de propósito para derrotar um inimigo que esteja no planeta, é contra seu código de moral sacrificar aquelas pessoas. Assim como, nunca veria Hitler se unir à Judeus para massacrar alguma outra raça, pois era contra seu código de moral se unir às raças impuras. Portanto, Ordeiro não significa bom, apenas leal a algum tipo de Ordem.


Neutro


Personagens de Conduta Neutra são os mais livres dentro do universo. Totalmente em cima do muro em algumas situações, assim como pendendo para um lado em outras, eles tendem a de alguma forma serem sempre mais neutros em suas escolhas e ações. Ele pode ser bom, e até parecido com um personagem Ordeiro, decidir seguir as leis impostas, mas ao mesmo tempo ele é totalmente a favor de pegar um atalho que possa simplificar o esforço, desviar um pouquinho daquele parágrafo da lei que não o agrada completamente. Não são Ordeiros por inteiro, nem Caóticos, são apenas Neutros.

Um bom personagem Neutro é o grande Capitão Jack Sparrow. Mas por que ele não é Caótico? Porque Jack Sparrow segue uma Ordem, e não segue ao mesmo tempo. Ele tem seus próprios códigos morais, mas é ao mesmo tempo bem flexível com ele, podendo mudar para algo que vá totalmente contra o que acredita por alguma quantia a mais, ou se seu belo navio estiver em jogo, quem sabe até uma bela mulher?! Então, Jack Sparrow é um personagem totalmente Neutro, eu desafio alguém a saber qual é realmente o lado dele na história. Pois bem, Jack Sparrow não está de um lado ou de outro, ele está do próprio lado, defendendo seus próprios interesses, não importando se será preciso seguir leis ou quebrar elas para isso.


Caos


A oposição à Ordem. Avessos a regras e códigos morais que os prendam a qualquer coisas, consideram-se livres, verdadeiros anarquistas de um novo mundo. Vivem a sua própria vontade, em seu meio caótico, não se importando com limitações tolas impostas por uma sociedade cheia de tabus e vergonhas. Não pode se dizer que são personagens de má índole, assim como, nem todos possuem boa índole. Como os Neutros e os Ordeiros, os Caóticos são diversos e taxar eles de forma limitada seria nada menos do que injusto.

Existem aqueles, que no auge de sua liberdade, possuem certo senso de responsabilidade, ou pura vontade de fazer o bem a alguém. Um perfeito exemplo de um personagem Caótico que faz o bem é Robin Hood. Nosso anti-herói é totalmente caótico, contra as leis e caçado pela coroa, mas ao mesmo tempo, distribui os ganhos de seus roubos entre os necessitados, como um ato de caridade, rebelando-se contra a Ordem e dando uma mensagem clara de estar mostrando que o Caos pode ser bom e livre ao mesmo tempo. Por outro lado, nem todos possuem a alma nobre de Robin Hood. Um outro personagem exemplar é o Coringa, tão amado vilão e talvez um dos maiores representantes do Caos.

Totalmente alheio a regras, leis e até padrões, Coringa age da forma que bem entende e quando bem entende, podendo mudar sua forma de agir em frações de segundos, é muito difícil o compreender, seu espírito e mente são totalmente livres e sua índole duvidável, tornando-o a personificação do Caos. E é claro que não poderíamos deixar de citar os Caóticos de natureza mais neutra, completos anarquistas, quase ou totalmente individualistas, que preocupam-se apenas consigo mesmo e em saciar seu desejo pela liberdade. Estes não demonstram a boa índole que permite caridades, nem a má índole que leva a destruição. Seu objetivo, se é que possuem algum, é normalmente algo em benefício próprio, não se importando na maioria das vezes se haverá um malefício, e quem ele atinge. Em resumo, sua liberdade é para eles mais importante do que qualquer coisa.



Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum