Sistema de Magias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema de Magias

Mensagem por Dragon em Qua Out 01, 2014 9:19 pm

Caminhos da Magia



informações básicas


"Magia é um elemento muito importante – algumas vezes até o MAIS importante – nos jogos de RPG. Ela aparece não apenas nos mundos de fantasia medieval, onde sua presença é fundamental, mas também em muitos cenários modernos e até futuristas. Em certas histórias, o único tipo de “superpoder” possuído por humanos é a magia."

Utilizando como base o Sistema de Magia para 3D&T, este jogou desenvolveu uma adaptação que permite que todo e qualquer personagem, independente de raça, possa efetuar magia. Há apenas duas formas de aprender a utilizar uma magia: Outro personagem pode lhe ensinar ou você pode aprender em livros e pergaminhos, que podem ser comprados ou conquistados durante suas campanhas. As magias possuem exigências a serem cumpridas e seu personagem só poderá aprendê-las se tais exigências forem cumpridas.

Estas exigências são conhecidas como Caminhos ou Focus. A magia está dividida em seis Caminhos Elementais: Fogo, Terra, Água, Ar, Luz e Trevas. Um personagem pode se especializar em apenas um Caminho, ou então em vários deles.  Cada Caminho tem um valor que vai de 1 a 9, como se fosse uma das Características básicas. Esse valor será seu Focus: se você tem Fogo 3, por exemplo, seu Focus no Caminho Elemental do Fogo será 3. Algumas magias não requerem um caminho especial, apenas uma quantidade mínima de Focus. Como por exemplo:

Detecção de Magia
Exigências:
Focus 1



Esta é uma magia básica, muito simples para qual- quer pessoa com um poder mágico mínimo. Ela permite ao praticante ver um brilho luminoso suave emitido por qualquer objeto, criatura ou lugar que esteja sob efeito de magia. Normalmente não funciona contra criaturas ou seres mágicos (mortos-vivos, magos, dragões...), mas funcionará em qualquer criatura que esteja, no momento, sob efeito de uma magia – como uma pessoa dominada mentalmente, um personagem protegido por um escudo invisível, ou uma criatura sob efeito de uma magia de Invisibilidade (mas não criaturas que tenham invisibilidade como uma habilidade natural). Ilusões mágicas também podem ser detectadas por esse método.  

Para poder cumprir a exigência dessa magia, você precisa ter Focus 1, independente do caminho específico. Mas como saber qual seu Focus independente do caminho? Simples. Seu Focus geral será igual ao maior valor entre os seus caminhos. Um exemplo? Eu tenho Fogo 3, Água 2, Ar 0 , Terra 1, Luz 2 e Trevas 0. Meu Focus geral então será correspondente à 3, que é o maior valor entre os meus caminhos. Se a magia exigir apenas Focus de 1 a 3 eu serei capaz de aprender.


caminhos


Fogo: o mais destruidor elemento. O Caminho do Fogo é o mais tentador e, ao mesmo tempo, o mais perigoso. Com suas magias o mago pode criar, controlar e moldar as chamas, assim como resistir ao fogo e calor.

Água: além de criar e controlar água, uma vez que o corpo humano é formado por 70% de água, este Caminho também está ligado à cura, resistência e transmutação do corpo.

Ar: um dos mais destrutivos elementos da natureza, responsável pelos tornados e furacões, e também coisas sutis como odores. Como o som é provocado por vibrações no ar, este Caminho também é responsável pelas magias sonoras.

Terra: a força bruta, o terremoto, a destruição. O mago da terra tem o poder sobre o solo e as pedras, e também sobre a duração, determinação, resistência, força de vontade e a passagem do tempo.

Luz: este é o Caminho da luz e da ilusão. Tudo o que vemos não passa de luz refletida; portanto, o mago da luz tem poder sobre aquilo que as pessoas vêem... ou não vêem. Mas cuidado, esta magia também pode ser destrutiva – ela lida com os raios laser! O Caminho da Luz também trata da mágica purificadora, ligada ao bem.

Trevas: o Caminho das sombras, escuridão, morte e destruição. Este é o caminho ligado ao mal e decadência.


consumo


O consumo de magia é simples. Cada magia possui um valor fixo de consumo a ser descontado dos Pontos de Magia. Apenas as magias que precisam ser sustentadas durante um período de tempo podem consumir uma quantia extra referente ao tempo de uso. Difere das magias de efeito instantâneo, que há apenas um consumo único. Os pontos de Magia são equivalentes a sabedoria do personagem.


pontos de caminhos


A cada 5 pontos de sabedoria, cada personagem obterá um ponto para distribuir nos caminhos que desejar. Vale lembrar que após utilizados, os pontos não poderão mais ser substituídos para outros caminhos.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum