The Forgotten
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Itens e Variáveis

Ir para baixo

Itens e Variáveis Empty Itens e Variáveis

Mensagem por Dragon Seg Out 06, 2014 5:42 pm

Itens e Variáveis



itens em geral


Sabe-se que cada item, arma e equipamento, mesmo que seja forjado nos mesmo princípios e pelo mesmo ferreiro, será diferenciado. Um pouco mais afiado, ou resistente, quem sabe a lâmina fique um pouco mais inclinada para a direita do que para a esquerda, mas são os detalhes mínimos que diferenciam um item do outro, e consequentemente, sua qualidade. Baseado nessa diferença, e no nosso sistema de Dano e Resistência, o Forgotten desenvolveu um sistema para definir o peso e a qualidade de seus itens, dando a chance de existirem duas espadas totalmente iguais, mas que na hora de atacar, possuem o dano diferente uma da outra.


descobrindo a qualidade


Cada tipo de equipamento e arma do fórum, através de uma tabela desenvolvida pelos staffers, possui uma qualidade mínima e máxima que corresponde ao seu funcionamento. O dano base de uma Lança, por exemplo, é algo entre 17 e 32, ou seja, existem lanças que dão 17 de danos, lanças que dão 25 e lanças que dão 32, e qualquer outro número nesse intervalo. Mas como descobrir qual será o dano base da minha Lança? Assim que você manda forjar, ou encontra uma Lança, um dado d15 é lançado para definir isso. Se o resultado do dado for 1, sua Lança irá dar 17 de dano, se for 8, sua Lança irá dar 24 de dano, se for 15, o dano da sua Lança será de 32. É bem simples, e nos dá a possibilidade de variar o poder das armas na pura sorte, funcionando igual para armaduras e escudos.

A diferença entre a qualidade mínima e máxima é sempre de 15 propositalmente, para que seja usado sempre o dado criado d15 para definir isso, sendo inicialmente sua única função. Esse dano ou resistência base, porém, pode ainda sofrer modificações e se tornar, quem sabe, mais forte. Não apenas a sorte nos dados, mas o material usado na forja do item também irá influenciar. Cada material de forja possui uma variável de resistência e dano que deve ser levado em conta na hora da criação de armas e equipamentos. O Aço tem base 1 de resistência e dano, enquanto o ébano tem base 3 de resistência e dano, e assim por diante. Mas para que serve essa base? Assim que souber o dano base da sua Lança, você irá multiplicar ele pela base de dano do material. Digamos que vc tirou 6 nos dados, e sua Lança então terá 22 de dano base, e que essa lança foi feita em Prata, que tem base de dano 2. Significa que o dano 22 da Lança deve ser multiplicado pela base 2 da Prata, ou seja:

Lança: 22
Prata: 2

22 x 2 = 44

O dano da sua Lança será de 44. Esse número irá influenciar durante a realização de seus golpes e toda coisa do tipo, devendo ver o sistema de dano do fórum para entender melhor como. A tabela do dano mínimo e máximo das armas, e da base de dano de cada material também estará disponível em outro post neste mesmo tópico para que os jogadores possam buscar o melhor item e material de seu interesse. Também é importante dizer que na Loja Comum do fórum, onde todos os itens estarão a venda, apenas haverá itens com dano e resistência no mínimo, e feitos em Aço. Para conseguir itens melhores existem três formas: comprando de jogadores, comprando de forjas de jogadores ou encontrando em missões, aventuras e explorações.


o peso


Não apenas a qualidade do item, mas o peso também terá uma importantíssima influência no RPG. Assim como o dano, cada item possui um peso base, e este não varia com o dado. Toda Lança pesará 1,2 kg inicialmente, e a única coisa que pode influenciar isso, é o material. Cada material possui uma base de peso que será usado exatamente como no dano, multiplicando o peso do material pelo peso da arma. A Prata possui peso 2, então uma Lança de Prata irá pesar 2,4 kg e assim por diante.

Mas como esse peso influencia no RPG em si? Primeiro deve ser somado o peso de TODOS os equipamentos que forem usados pelo jogador. Vamos dizer que o jogador esteja usando uma Lança e uma Armadura, ambos de Prata. A Lança de Prata, como já vimos, tem 2,4 kg. A Armadura tem peso base de 2 kg, multiplicando pelo peso da Prata, teremos uma Armadura de Prata de 4 kg. Somando os dois da pra ver que o jogador carrega consigo 6,4kg. Pegamos então a Força do jogador e dividimos por 5, digamos que o Jogador tenha 20 de Força, e basta por na formulazinha para descobrir o desconto:

Peso Total - Força/5 = Desconto
(2,4 + 4) - (20/5) = Desconto
6,4 - 4 = Desconto
6,4 - 4 = 2,4

Arredondando isso, temos 2 de desconto, e onde é aplicado esse desconto? Simples, na destreza. Sempre que atacar, para saber quem foi mais rápido, será usada a Destreza dos jogadores, menos o desconto do peso. Digamos que esse jogador tenha 15 de Destreza, tirando 2 do peso, ele terá apenas 13 em seus ataques. Portanto, balancear o peso de seus equipamentos será extremamente importante, levando em conta também sua força.



o manejo


Deve-se levar em consideração também, a forma como o jogador irá manejar suas armas. Quais armas necessitam o manejo com duas mãos? Quão forte um personagem precisa ser para poder manejar uma arma de duas mãos com apenas uma mão? Teremos como base que qualquer arma que tenho peso maior ou igual a dois kilos deverá ser manejada com duas mãos, mas há um porém. Se o jogador possuir pontos de força que sejam o dobro ou mais que o peso da arma, ele poderá maneja-la com apenas uma das mãos. Por exemplo, o player tem uma Marreta, que tem peso base de dois kilogramas, feita de prata, que multiplica o peso da arma por dois, portanto pesa 4 kilos. Este jogador tem 10 pontos de força, então temos:

Força do Personagem > Peso da Arma x2
10 pontos de força > 4 x 2
10 > 8

Sendo assim, o personagem em questão poderá manejar a arma com apenas uma mão, pois possui pontos de força que superam o dobro do peso da arma. Isso vale também para escudos. Se o dobro do peso do escudo for menor que os pontos de força do personagem, o mesmo poderá utilizar o escudo com apenas uma mão sem problemas.



o estado


Não apenas peso e dano base, as armas possuem também o seu estado de conservação, que vai definir se ela pode ser usada, e como ela anda. Não é assim tão difícil, mas deve ser explicado. Toda arma, encontrada, comprada ou encomendada, terá um estado base de conservação, e ele irá se alterar com o tempo e com o uso, variando entre seis estados, que vão desde o melhor, até a situação onde a arma, ou item, esteja quebrado. Os estados de conservação são:

Perfeito: O item em questão está em perfeitas condições de uso, no melhor dos estados de conservação. Normalmente itens que acabam de ser comprados, ou reparados.
Ótimo: Itens pouco usados, e ainda em ótimo estado de conservação, mantendo grandes condições de uso. Normalmente itens mais novos, ou pouco usados.
Bom: Itens mais usados, mas ainda assim em bom estado de conservação. Ainda não estão quebrados ou danificados, mas não estão tão reluzentes quanto antes.
Danificado: Itens mais gastos, que já apresentam lascas e danos visíveis. Ainda são usáveis, mas há risco de rachar, ou até quebrar durante o uso.
Rachado: Já perto do fim de sua vida útil, a menos claro que seja concertado. Itens rachados tendem a quebrar logo, não sendo aconselhável usar, apesar de ser possível.
• [b]Quebrado:[b] Totalmente fora das condições de uso. Itens quebrados se tornam inúteis até que você os concerte. As vezes vale a pena pedir para seu Ferreiro favorito consertar aquela arma quebrada que você encontrou na Dungeon.


Última edição por Admin em Qui Out 09, 2014 11:25 pm, editado 1 vez(es)
Dragon
Dragon



https://forgotten-rpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Itens e Variáveis Empty Re: Itens e Variáveis

Mensagem por Dragon Seg Out 06, 2014 5:43 pm

Tabela de Qualidade




adaga (dano: 7 à 22 / peso: 0,2kg)
cimitarra (dano: 12 à 27 / peso: 0,7kg)
sabre (dano: 15 à 30 / peso: 0,5kg)
espada (dano: 19 à 34 / peso: 1kg)
espada longa (dano: 23 à 38 / peso: 1,5kg)
bastarda (dano: 27 à 42 / peso: 2,5kg)


varinha (dano mágico: 1 à 15 / peso: 0.5 kg)
cetro (dano mágico: 5 à 20 / peso: 0.8 kg)
báculo (dano mágico: 10 à 25 / peso: 1.0 kg)
cajado (dano mágico: 15 à 30 / peso: 1.5 kg)


porrete (dano: 10 à 25 / peso: 0,7kg)
clava (dano: 13 à 28 / peso: 1kg)
machadinha (dano: 17 à 32 / peso: 0,5kg)
maça (dano: 19 à 34 / peso: 1,3 kg)
marreta (dano: 25 à 40 / peso: 2kg)
machado (dano: 28 à 43 / peso: 3kg)

bastão (dano: 14 à 27 / peso: 1kg)
lança (dano: 17 à 32 / peso: 1,2kg)
alabarda (dano: 20 à 35 / peso: 1,3kg)
azagaia (dano: 23 à 38 / peso: 1,5kg)
glaive (dano: 25 à 40 / peso: 1,2kg)
foice (dano: 27 à 42 / peso: 1,5kg)

arco (dano: 10 à 25 / peso: 0,5kg)
besta de mão (dano: 13 à 28 / peso: 0,4kg)
arco longo (dano: 15 à 30 / peso: 0,7kg)
besta (dano: 17 à 32 / peso: 1kg)
arco composto (dano: 20 à 35 / peso: 1kg)
besta de repetição (dano: 23 à 38 / peso: 1,2kg)

flecha (dano: 2 à 7 / peso: -x-)
dardo (dano: 2 à 7 / peso: -x-)

escudo (resistência: 10 à 25 / peso: 0,7kg)
armadura (resistência: 10 à 25 / peso: 2kg)

couro (res*1 // peso*1)
aço (res-dano*1 // peso*1)
prata (res-dano*2 // peso*2)
platina (res*2-dano*3 // peso*2)
titânio (res*3-dano*2 // peso*3)
ébano (res*3-dano*3 // peso*3)
oricalco (res*4-dano*4 // peso*2)
mitrita (res*5-dano*5 // peso*1)


Dragon
Dragon



https://forgotten-rpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos